O que é o aquecimento global? Entenda Como ele impacta sua vida

O que é o aquecimento global - Foto de fábricas liberando gases na atmosfera

O que é o aquecimento global? Se você chegou nesse artigo querendo entender esse processo, saiba que explicarei de forma didática sobre este processo que impacta muito nossa vida, atualmente. Para facilitar sua leitura, segue os tópicos desse texto:

Por certo, você já ouviu muito falar sobre esse fenômeno, mas será que sabe, de fato, do que se trata? Suponho que se chegou até este artigo é porque deseja obter mais informações sobre o assunto.

Em suma, é importante saber mais sobre esse processo, porque o mesmo vem impactando o planeta e, consequentemente, nossas vidas de muitas formas.

Então, vamos descobrir o que é o aquecimento global, quais impactos ele provoca em nossas vidas e o que fazer para evitar este processo.

O que é o aquecimento global? Entenda!

Bem, estamos diante de um dos mais importantes fenômenos naturais do Planeta Terra e que possui efeitos graves que afetam, inclusive, nossa saúde.

Em tese, o aquecimento global é um processo decorrente da ação humana, no que se refere a hábitos que destroem o meio ambiente. No entanto, estas ações são intensificadas pelo que chamamos efeito estufa. Embora seja essencial para a nossa permanência nesse planeta já que é o responsável por fazer a Terra ter temperaturas habitáveis, mas seu aumento traz malefícios.

A emissão de gases do efeito estufa, aliada a atividades humanas e também a fenômenos naturais promovem o desequilíbrio energético do planeta. Um dos resultados disso é o aumento da temperatura média.

Em resumo, respondendo “o que é o aquecimento global”, posso dizer que é um desequilíbrio que causa o aumento médio da temperatura do planeta e é intensificado pelo efeito estufa. Nesse caso, a radiação que vem do sol atinge o planeta Terra e é absorvido pelos gases que estão presentes na atmosfera. Estes mesmos emitem raios ultravioletas (calor) de volta para a Terra.

A saber, o aquecimento global é hoje um dos principais problemas enfrentados por nosso planeta e ameaça, inclusive, nossa permanência nele.

O aquecimento global é consequência das ações humanas?

Agora que você já entendeu o que é o aquecimento global, tenho uma pergunta importante: quais são suas reais causas? Será que é apenas um fenômeno natural que iria ocorrer independente dos seres humanos, ou é proveniente das nossas ações.

Bem, existem correntes de pensamento opostas sobre esse assunto, mas o que os principais pesquisadores do mundo afirmam é que, a ação humana é considerável. Ou seja, esta até pode ser um fenômeno natural, mas tem sido agravado pela destruição do meio ambiente.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bristol (Reino Unido), um aumento no nível do mar de cerca de 90 centímetros, ocorrerá até 2100. O motivo seria o derretimento de geleiras e da expansão de águas do oceano.

Desse modo, devemos lembrar que tanto o derretimento das geleiras quanto a expansão das águas do oceano são decorrentes do aquecimento global.

A exploração de minérios sem os devidos cuidados, a emissão de gases de efeito estufa e tantas outras ações que degradam o meio ambiente, têm relação direta com o aquecimento global. Assim sendo, o homem vem agravando todo esse problema.

Qual o impacto do aquecimento global no mundo e em nossas vidas?

Industria emitindo gases poluentes

Não seria possível redigir um texto sobre “o que é o aquecimento global” sem fazer a parte de conscientização. Por isso, penso ser importante falar sobre os impactos que o mesmo causa na Terra.

A priori, saiba que o aquecimento da Terra afeta aos seres humanos de forma bem direta e negativa. Logo, separei uma lista com seus principais malefícios. Confira!

Alguns locais ficarão mais frios

Embora, sempre nos refiramos ao termo “aquecimento global”, o principal causador de mudanças climáticas também causa episódios de frio. E estamos falando sobre frio extremo!

Sem dúvida, isso pode confundir muita gente, mas para entender, basta que saibamos o seguinte:

O aumento de gases GEE promove aumento da retenção de energia do oceano e também na atmosfera. Por consequência, isso aumenta a intensidade, a frequência e o impacto de vários eventos climáticos externos. Incluindo aqui, frio ou calor.

A ecônomia será fortemente impactada

Atividades comerciais como comércio, turismo e agricultura, também são afetados pelo aquecimento global.

Por exemplo, mudanças na ocorrência de chuva e a ocorrência de eventos com tempestades, inundações, secas inundações e incêndios comprometem, pontes, estradas, linha de energia, etc.

Vejamos o que diz o relatório “Impacto, Vulnerabilidade e Adaptação Das Cidades Costeiras Brasileiras Às Mudanças Climáticas”, lançado em 2017:

“Cidades do litoral, que abrigam cerca de 60% da população e geram 30% do PIB nacional, serão as mais afetadas…”

Na prática, isso aconteceria por conta do aumento do nível dos oceanos  que afetaria a população e também a infraestrutura da região. Além disso, haveria impactos na indústria e pecuária.

Desse modo, as regiões mais afetadas seriam o nordeste que já sofre com as secas, sul e sudeste

Migração e problemas de segurança

A partir do momento em que estas áreas forem afetadas, o natural é que haja uma migração em massa para outras regiões. Como consequência desses movimentos migratório, problemas sociais e econômicos podem ocorrer, dando origem a conflitos de segurança.

Mudanças climáticas

Com toda a certeza, onde o aquecimento global mais causa danos é nas zonas urbanas. Podemos confirmar isso observando o aumento de incidência de enchentes, poluição do ar, altas temperaturas, baixa qualidade da água, etc.

Com isso, nossas vidas sofrem impactos, tendo em vista que pessoas ficam desabrigadas durante as grandes chuvas, e há ocorrência de mais doenças respiratória e câncer.

É possível evitar o aquecimento global?

Neste post já falei que saber o que é o aquecimento global não basta. Isso porque sem saber seus impactos, as pessoas demoram mais a se conscientizarem.

Desse modo, é partir do momento em que descobrimos como esse fenômeno natural afeta nossas vidas, que partimos para a próxima etapa. A próxima etapa é procurar formas de reduzir o aquecimento natural. Quer saber como você pode ajudar? Então veja!

  • Reduzindo O Uso Do Carro: uma das medidas mais importantes, nesse caso, é emitir menos dióxido de carbono na atmosfera e uma saída é reduzir o uso de transportes que emitem o mesmo.
  • Diminuindo a geração de resíduo: também podemos contribuir com a causa, adotando a coleta seletiva. Outras maneiras de reduzir resíduos é comprando bens duráveis e usando energia renovável.
  • Economizando luz e água: a água e a luz que consumimos hoje no Brasil demandam um processo complexo para sua geração. Sendo assim, se não puder usar outra fonte, o ideal é que diminua o use das mesmas.
  • Alimentos sustentáveis: decerto, você já pensou aí que esta é uma opção inviável, mas vou te passar uma dica: sempre que puder, troque o supermercado pela feira livre. Além disso, prefira sempre alimentos de produtores da região e que tenha preocupação com o meio ambiente.

Conseguiu entender o que é o aquecimento global e como ele impacta o planeta e nossas vidas? Então, ajude o planeta compartilhando este post!

Leia o Menos Carbono e continue bem informado sobre sustentabilidade, créditos de carbono e como ter uma vida mais sustentável

 

 

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?