O que é reciclagem e qual a importância de reciclar o lixo?

O que é reciclagem: foto de um latão cheio de plástico

Quer saber o que é reciclagem e qual sua importância? Então essa matéria é para você. Saiba o que é, sua importância e como reciclar diversos tipos de material.

Segundo levantamentodo Programa da ONU para o Meio Ambiente, as cidades produzem até 10 bilhões de toneladas de lixo por ano. O que fazer com essa enorme quantidade de resíduos é um dos grandes desafios das sociedades modernas.

E é aí que a reciclagem surge como algo essencial para o desenvolvimento sustentável do planeta. Se você quer saber mais sobre ela e como fazer sua parte, basta acompanhar a matéria de hoje.

O que é reciclagem?

O significado da palavra reciclagem é de origem inglesa (“re” significa repetir e “cycle” corresponde à ciclo). Reciclagem é o nome dado ao processo de reutilizar itens já descartados para criar outro novo ou transformar esse descarte em matéria-prima para diminuir a quantidade de lixo que se acumula no platena e impacta todo o meio ambiente.

Esse processo envolve uma série de transformações que começa com a separação dos resíduos por seu produtor e leva na altera propriedades físicas, químicas ou biológicas desses materiais para dar um descarte correto ou novo uso a ele.

 

Por que reciclar é importante?

Quando reciclamos, nós impedimos que boa parte do lixo produzido polua o solo, rios e florestas. Assim, evitamos a degradação ambiental e até mesmo a destruição da fauna e da flora.

Também impedimos que esse lixo chegue a bueiros e outros sistemas de escoamentos que, se entupidos, podem causar enchentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fiocruz, atualmente no Brasil, cada pessoa produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Com o crescimento da produção do lixo, cresce também os impactos ambientais e aumenta a exploração desenfreada de recursos naturais.

Além disso, quanto mais se gera resíduos, mais prejuízos se causa à natureza e o período de decomposição dos materiais é um outro problema. Por esse motivo, é fundamental que se compreenda a importância de se aprender e ensinar a jovens e adultos o que é reciclagem.

Como reciclar?

Sabia que existem alguns materiais que você mesmo pode reciclar? Veja algumas ideias abaixo.

Plástico

Estima-se que o plástico demora cerca de 450 anos para se decompor na natureza. Por isso, reciclar esse material é fundamental pois, além de contribuir com a redução da extração da matéria-prima do meio ambiente, ainda reduz a necessidade de produção de mais aterros sanitários.

Para reciclar o plástico é simples, basta separá-lo de outros resíduos e destiná-lo para o descarte correto.

Como alternativa existem os catadores autônomos, Associações de Catadores de Material Recicláveis e também as coletas seletivas. Basta se informar sobre qual está disponível na sua região.

Além disso, existem maneiras fáceis e criativas de reaproveitar alguns recipientes de plástico, por exemplo:

  • Garrafas de refrigerante podem ser usadas como recipiente de água na geladeira.
  • Potes de manteiga, requeijão, molho de tomate, podem ser usados para guardar biscoitos ou levar um lanche para o trabalho.
  • Embalagens de temperos podem ser usados para guardar temperos caseiros.

Papel

O tempo estimado para a decomposição do papel na natureza é menor do que a do plástico, variando de 3 a 6 meses. Porém, também é fundamental a reciclagem desse material. Pois, a matéria-prima para fabricação do papel também é extraída da natureza.

Há formas práticas de reciclar o papel em sua casa, veja algumas dicas:

  • Reaproveite jornais velhos para embalar objetos frágeis;
  • Reaproveite cadernos velhos utilizando as folhas que não foram usadas para outras anotações. Pode ser criado um bloco de anotações, por exemplo.
  • Reutilize embalagens de presente para um outro embrulho. Basta abrir com cuidado e depois usar novamente.

Pneus

O descarte correto desse material é fundamental e tem uma contribuição significativa para o meio ambiente.

Isso porque, quando não descartados corretamente, podem causar poluição dos rios e oceanos.

Além de que, a queima desse material libera no ar resíduos tóxicos como, enxofre e carbono, o que pode ser prejudicial à saúde. Quando descartados de forma correta os pneus podem ser reaproveitados na produção de asfalto, por exemplo.

Mas, existem também formas alternativas de reutilizar esse material criando objetos incríveis, veja alguns exemplos:

  • Balanço feito com a banda de rolagem que é a parte que tem o contato com o asfalto. Por ser resistente, esse balanço consegue suportar o peso de crianças e adultos.
  • É possível também criar jardins utilizando pneus. Além de ficar lindo, ainda contribui para a sustentabilidade do planeta.
  • Cama para cachorros também é uma possibilidade. Basta colocar algo macio em seu interior para que seu pet fique confortável.

Lixo Eletrônico

Os lixos eletrônicos possuem substâncias tóxicas que podem causar doenças, por isso, é fundamental que sejam descartados de forma correta.

Em alguns lugares existem pontos de descarte para esse material. Isso facilita pois, geralmente esse objeto não é recolhido pela coleta seletiva. Outra alternativa é devolver o objeto para o fabricante que ficará responsável por dar uma destinação correta a esse material.

Garrafa Pet

A reciclagem da garrafa PET contribui não só para o meio ambiente, como também para a geração de empregos nas Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e nas empresas que atuam diretamente na produção de objetos a partir de embalagens PET.

Mas, com um pouco mais de criatividade é possível criar artesanatos a partir desse material, como:

  • Luminárias;
  • Vasos de plantas;
  • Jogos educativos e vários outros objetos.

Cápsula Dolce Gusto

As cápsulas de café têm em sua composição alumínio e plástico, o que dificulta a reciclagem.

Pois, devido ao seu tamanho pequeno, sempre deixa um pouco de resíduo. Uma inovação da Dolce Gusto na produção de suas cápsulas é que ao invés do alumínio a empresa utiliza plástico, o que facilita o processo de reaproveitamento.

A empresa possui pontos de recolhimento das cápsulas que são destinadas para o local correto. Após o recolhimento, elas geralmente são usadas para criação de um porta cápsula denominado Renove. Ele é feito 100% com material reciclável.

Óleo de Cozinha

Descartar o óleo de cozinha incorretamente tem consequências ambientais e cotidianas, como o entupimento de ralos, pias e canos.

Por isso, muitas pessoas utilizam o óleo de soja para a produção de sabão, sendo uma ótima alternativa para seu reaproveitamento. Pois, é fácil de fazer e ainda gera uma economia com os gastos com produtos de limpeza.

Espero que esse texto possa ajudar você a entender melhor o que é reciclagem e a levar algumas dessas práticas para a sua vida.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?