Como diminuir a poluição do ar: Veja 5 formas de termos um ar melhor

Como diminuir a poluição do ar: imagem de chaminés industriais soltando fumaça

Saber como diminuir a poluição do ar é uma das ações mais importantes para a melhora de nossa qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Pois, não é segredo para ninguém que a ação humana faz com que toneladas de poluentes sejam lançadas na atmosfera todos os dias, o que causa graves problemas, como a destruição da camada de ozônio, o aumento do efeito estufa e doenças respiratórias.

Porém, sabemos exatamente o que causa essa poluição, e podemos destacar alguns fatores principais:

  • Queimadas;
  • Produção industrial;
  • Automóveis;
  • Mineração.

Por outro lado, ao conhecermos as principais causas, também podemos propor várias ações sobre como diminuir a poluição do ar. Além disso, algumas delas já podem ser implementadas no nosso dia a dia imediatamente.

O que é a poluição do ar

Como defini o INCA, o ar poluído refere-se aquele que contém a presença de gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia que interfiram na saúde ou no bem-estar humano ou que causem danos ao meio ambiente.

Como diminuir a poluição do ar em 5 passos

Nos últimos anos, ações que levam à diminuição da poluição têm sido um assunto recorrente. Pois, cada vez mais o governo e a população em geral estão se conscientizando sobre a importância da preservação ambiental.

Então, não é surpresa que diversas ações sejam propostas e algumas delas já estão sendo efetivadas no mundo inteiro.

1. Diminuição de gases poluentes pelas indústrias

Para diminuir a poluição do ar é preciso ficar de olho nos principais poluidores. Mas, nos últimos anos diversos acordos climáticos foram firmados, com o objetivo de diminuir a emissão de gases poluentes e retardar o aquecimento global.

Dentre as várias medidas estabelecidas, está a redução da poluição emitida por indústrias, e vários países se comprometeram a fazer esse controle.

Além disso, diversas empresas começaram a se preocupar mais com o meio ambiente e com o seu papel social, fazendo com que adotassem várias práticas ESG.

2. Uso de combustíveis mais limpos

Ao gerar a energia necessária para que nossa sociedade funcione, as indústrias usam muitos combustíveis altamente poluentes. Mas, já há opções mais sustentáveis, que ainda precisam de mais investimentos e incentivos.

Por exemplo, hoje em dia nós temos a energia eólica, que é extremamente limpa e também os biocombustíveis como o etanol, que é amplamente usado em automóveis.

Assim, aqueles que possuem veículos já podem tomar uma atitude para diminuir a poluição do ar, evitando abastecer com gasolina.

3. Criação de um transporte público eficiente

Sabemos que os gases liberados pelos automóveis estão entre os maiores responsáveis pela poluição atmosférica. Porém, estamos vivendo uma época em que cada vez mais pessoas adquirem veículos e os usam diariamente, sendo preciso uma medida urgente nesse sentido.

Então, algo que pode ser feito é a melhora do transporte público em muitos locais do mundo. Pois, muitas pessoas só optam por ir trabalhar e passear usando um carro próprio porque o transporte público é altamente ineficaz e desconfortável.

4. Promover reflorestamentos

As florestas têm um papel indispensável para tornar o ar mais limpo, pois as árvores utilizam o CO2 em seu processo de fotossíntese, ajudando a retirá-lo da atmosfera. Portanto, uma cidade com mais áreas verdes é sinal de mais qualidade de vida.

5. Diminuir as queimadas

imagem de Seca e queimada no cerrado 03
(Fonte: Jose Cruz/Agência Brasil)

As queimadas são grandes causadoras da poluição do ar, e infelizmente acontecem com muita frequência. O pior é que, muitas vezes, esses eventos são totalmente criminosos.

Há casos em que pessoas provocam incêndios por pura diversão, e outros em que elas consideram as queimadas a forma mais rápida de limpar uma área que alguém precisará usar.

Então, cabe ao governo controlar esse tipo de evento, identificando os responsáveis e aplicando punições mais severas para que algo assim não volte a ocorrer.

Conclusão

Embora ainda estejamos longe dos níveis de poluição aceitáveis em muitos lugares do mundo, podemos ter esperança em dias melhores.

Pois, uma grande mudança de mentalidade está ocorrendo, e as pessoas estão se tornando mais preocupadas com o meio ambiente. Isso faz com que elas tomem diversas medidas para diminuir a poluição do ar.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global? O que significa sustentabilidade? Entenda!
Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global? O que significa sustentabilidade? Entenda!
O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?