Energia geotérmica: o que é e como funciona essa fonte de energia

Planta de energia geotérmica

Quer saber mais sobre energia geotérmica? Então você chegou ao local certo. Na matéria de hoje vamos explicar o que é essa fonte de energia, como funciona, como obter, suas vantagens e desvantagens.

Ainda uma fonte de energia pouco utilizada, a geotérmica vem ganhando cada vez mais espaço junto a discussão de sustentabilidade, já que é uma boa alteranativa para os combustíveis fósseis.

O que é energia geotérmica?

A energia geotérmica é aquela obtida através do calor de dentro da Terra. O magma, que você pode ver sendo expelido durante erupções vulcânicas como a recente em Toga, pode alcançar 6 mil graus celsius, e esta alta temperatura é perfeita para produzir água quente que se transforará em energia.

Por essa necessidade de água aquecida pelo calor do centro da Terra, regiões próximas a vulcões são locais propícios para a geração deste tipo de energia.

Como ela é gerada?

Este tipo de energia é gerada por usinas geotérmicas que transformam o vapor em alimento para os geradores produzirem a energia elétrica.

Também, é possível obter energia geotermica ao intejar água no subsolo que depois será aquecida pelo calor da Terra e saíra quente e pronta para movimentar as turbinas e gerar energia.

Quais são as vantagens e desvantagens

Confira abaixo como funciona a energia geotérmica e suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

Essa fonte de energia tem muitas vantagens que a transformam em uma boa fonte de energia limpa:

  • É renovável – por ser originada do calor interno de nosso planeta, é provável que sempre tenhamos este tipo de energia até o dia em que a Terra esfriar;
  • Não queima combustíveis;
  • Não é afetada pelo clima;
  • Não contribui para o aquecimento global;
  • Não polui o solo e a água.

Desvantagens

Veja alguns pontos negativos da energia geotérmica:

  • Liberação de gás sulfídrico – este gás não é um poluente atmosférico, mas tem um forte odor e é corrosivo. Isso torna a área ao redor da usina perigosa para pessoas.
  • Alto índice de poluição sonora e aquecimento local.
  • Alto custo de instalação
  • Não é possível instalar em qualquer lugar.
  • Possíveis terremotos.
  • Poluição de rios.
  • Afundamento do terreno.

Onde a energia geotérmica é usada

Existem muitos países que já usam a energia geotérmica, como Estados Unidos, Islândia, Canadá, Filipinas e outros. Este tipo de exploração é mais propício em regiões de transição entre placas tectônicas.

Mesmo que a produção ainda seja mínima, já existem 25 países no mundo que utilizam a energia geotérmica. Para dar um exemplo deste potencial, vamos citar os Estados Unidos, onde já se produz energia o suficiente para abastecer 1 milhão de casas.

No Brasil temos pouco potencial para produzir energia geotérmica, mas as cidades de Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO) são dois exemplos de locais com pontencia para gerar esse tipo de energia por aqui.

Porque a energia geotérmica não é tão utilizada?

Um dos maiores empecilhos atualmente é a questão financeira. Os custos de instalação são altíssimos, embora possam ser recuperados em alguns anos.

Por isso, há poucas empresas dispostas a investir na tecnologia necessária para a instalação de usinas geotérmicas.

Sabemos que o dinheiro é algo que move o mundo, então, enquanto não estiver bem claro que a energia geotérmica trará muitos benefícios, não veremos grandes investimentos.

Porém, não é algo para nos deixar desanimados, pois o mundo está mudando, e as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de preservar recursos e poluir menos. Assim, temas como energia geotérmica ganharão cada vez mais espaço.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a energia geotérmica? Se ainda tiver dúvidas sobre ela é só deixar um comentário que teremos prazer em responder.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?