Como evitar o aquecimento global: 4 coisas que você pode fazer!

Gelereira derretendo - Como evitar o aquecimento global
Créditos: Tawatchai07 – Freepik

Já falamos muito sobre aquecimento global no site, mas a pauta de hoje está relacionada a como evitar o aquecimento global. Se é isso que você está procurando, a matéria de hoje trará as principais ações que ajudam a evitar que o planeta aqueça.

O que é o aquecimento global?

Aquecimento global é um processo que culmina no aumento da temperatura média global dos oceanos e também da atmosfera. O que causa esse fenômeno é o acúmulo das altas concentrações dos chamados, gases de efeito estufa.

Estes gases, por sua vez, bloqueiam o calor emitido pelo sol e, o prende na superfície terrestre. Logo, esse processo é responsável por aumentar a temperatura média do planeta.
Em suma, o mundo está, a cada dia, se tornando mais quente e não se trata somente de um fenômeno natural. Sem dúvida, a ação humana vem intensificando e acelerando o processo. Podemos incluir aqui, o desmatamento, poluição do ar, emissão de dióxido de carbono na atmosfera, mineração sem preocupação ambiental, etc.

Embora nos refiramos ao termo aquecimento global, não se trata apenas do aumento médio da temperatura. Esse fenômeno também provoca alto resfriamento em algumas partes do mundo. Com isso, dentre as consequências disso, contamos com regiões muito secas e outras sofrendo com alagamentos. Algumas regiões muito quentes e outras bem frias.

Sendo assim, se quiser saber mais sobre o que é esse fenômeno, acesse o artigo “O que é o aquecimento global: entenda como ele impacta a sua vida”. Nesta matéria, explico melhor todas as informações que você precisar saber sobre o tema.

Como evitar aquecimento global: 4 ações para minimizar seu impacto

Como você já pode observar, o processo em questão causa impactos muito negativos em nossas vidas e em todo o planeta. Por isso, veja como evitar o aquecimento global.

Consumir Menos Carne

Em suma, a agropecuária é uma atividade que contribui para o agravar o fenômeno; o motivo é que nesse processo, emite-se uma grande quantidade de GEE.

A produção de carne exige desmatamento em larga escala para transformar os espaços em pastos.  Além disso, a forma como as árvores são derrubadas só agravam o problema já que é feito através de queimadas. Segundo a ecóloga Ima Vieira, 80% do desmatamento ocorrido na Amazônia é de responsabilidade da pecuária.

Contudo, não se trata de ser contra essa atividade. O que queremos e podemos fazer para reduzir seu impacto em relação ao aquecimento global, é pensar em consumo responsável. Sem dúvida, isso reduziria a produção e forçaria os pecuaristas a investirem em ações sustentáveis.

Fazer uso mais racional dos recursos naturais

Em resumo, usar de forma racional os recursos naturais significa utilizá-los com consciência, ou seja, evitando sempre o desperdício.

Desse modo, esse eixo engloba o consumo de água, energia elétrica, papel, madeira plástico e vários outros materiais de expediente.

Estima-se que hoje o consumo de recursos naturais ultrapasse em 30% a capacidade que o planeta tem de se regenerar. Portanto, se seguirmos esse ritmo, aliando-o ao aumento populacional, em 2030 necessitaremos de mais 2 planetas para nos manter.

Por conseguinte, o consumo irresponsável destes recursos, também contribui para que o planeta aqueça e precisamos repensar seu uso.

Usar Painéis Solares

Paines solares na grama - Como evitar o aquecimento global
Crédito: Vanitjan – Freepik.

A produção de energia elétrica, a que mais usamos no Brasil, da mesma forma, agrava o problema. O que a energia tem a ver com essa questão? Vejamos!

A maior parte da energia que usamos, vem da queima de combustíveis fósseis, tendo como principal fonte o carvão. Nesse caso, temos duas saídas:

  • Reduzir o uso de energia elétrica;
  • Investir em energia renovável como é o caso da energia solar;

Reduzir Geração de Resíduos

Por fim, uma ação também importante quando pensamos em como evitar o aquecimento global tem a ver com resíduos. Então, aqui vão algumas dicas de como reduzir sua geração:

  • Evitar o desperdício de alimentos e reduzindo uso de plástico;
  • Adquirindo bens duráveis e evitando os descartáveis;
  • Apostando em reciclagem;

Créditos de Carbono

O mercado de créditos de carbono surgiu como uma forma de compensar as emissões de gás carbônico. Ele consiste na comercialização de créditos de redução de emissão dos gases de efeito estufa. Cada crédito é equivalente a uma tonelada gás carbônico que não foi emitida ou foi retirada da atmosfera.

Espero que este conteúdo lhe tenha sido útil e já que você tem interesse em saber mais sobre como criar um planeta sustentavel, leia outras matérias no Menos Carbono e ajude a criar um mundo melhor.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?