Como fazer energia solar caseira: aprenda e diminua os gastos com a conta de luz

Casa com paines solares - Como fazer energia solar caseira width=
Créditos: Wirestock – Freepik

Já se perguntou como fazer energia solar caseira? Saiba que é possível e como utilizar a energia do sol para diminuir os gastos com luz e ainda ajudar o planeta usando uma fonte limpas.

A grande notícia é que aqui no Brasil é possível se tornar um produtor de energia solar. Além disso, não é uma tarefa difícil ou mesmo trabalhosa. Quer saber o que é necessário para começar? Então, siga lendo esta matéria.

Antes de aprender como fazer energia solar caseira vamos falar sobre como se dá o processo de geração usando os raios solares como fonte.

Para gerar energia solar, é necessário, antes, fazer a instalação de um sistema fotovoltaico. O mesmo é composto por um inverso solar, painéis solares, string box, conexão ao quadro de luz e outros equipamentos necessários para conversão de energia solar em elétrica.

Desse modo, segundo o segmento de geração de distribuição, regularizado ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), consumidores podem gerar energia solar através da instalação de painéis solares fotovoltaicos. Os painéis são postos no telhado de residência ou empresa. Quer aprender como fazer isso? Confira!

O que é a energia solar?

A energia solar é a energia elétrica gerada usando a luz do sol como fonte. É uma energial alternativa, renovável e sustentável que funciona captando a luz do sol através de painéis solares e a posterior transformação desta em corrente elétrica que pode ser utilizada em uma residência, comérios e até na industria.

Para entender mais sobre esse processo, confira o vídeo abaixo do canal da empresa Bluesol que explica como ela funciona.

Como funciona a geração de energia solar em casa?

O primeiro passo para quem deseja aprender como fazer energia solar caseira é entender como funciona o sistema. Por isso, preparei esse passo a passo simples:

  • O painel solar, instalado no telhado, absorve os raios solares e os transforma em energia elétrica;
  • Em seguida, essa energia gerada pelas placas solares passa pelo inversor solar, que alterna a corrente continua para o estado de alternada e a equaliza;
  • Posteriormente, a energia que sai do conector é conectada na rede de energia da casa, quase sempre ligada ao quadro de luz;
  • Podemos usar essa energia gerada pelas placas solares para acender as luzes, acionar eletrodomésticos e qualquer coisa que precisemos conectar a uma tomada;

Desse modo, se não houver sol suficiente para suprir a necessidade de sua casa, terá que recorrer à distribuidora. Por outro lado, se gerar mais do que for consumido, o excesso irá para a rede distribuidora, lhe gerando u crédito.

Quanto custa um painel solar e quais são os outros gastos?

Hoje em dia existem muitas empresas que oferecem esse serviço e é uma opção para quem não quer aprender como gerar energia solar caseira.

No entanto, existem alguns gastos e o primeiro é com a compra do painel e dos equipamentos necessários para sua instalação. Além disso, tem o gasto com a instalação que deve ser feita por profissionais habilitados.

Hoje em dia, obter um painel solar está menos caro, por isso, vale a pena pensar em fazer esse investimento. Temos uma matéria sobre o preço da placa e da instalação para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Sendo assim, vamos entender no tópico, a seguir, como gerar energia solar caseira e economizar muito!

Como fazer energia solar caseira: veja o passo a passo simples

Finalmente chegou a hora de saber como fazer energia solar caseira. Será que é possível? A resposta é sim e você mesmo pode começar a gerar sua própria energia. Então, vejamos as etapas a seguir:

  1. O primeiro passo sobre como gerar energia solar caseira é adquirir o sistema fotovoltaico, aquele que citei antes. Em tese, o ideal é conversar com um profissional, a fim de definir, quantas placas são indicadas;
  2. Em seguida, vem a instalação que pode ser feita por você mesmo, mas isso não é algo tão fácil. Logo, sugiro procurar por empresas habilitadas. Assim, não terá problemas e começar a gerar energia mais rápido;
  3. Um passo muito importante é fazer o orçamento e para isso precisamos saber quais são os gastos, inclusive, com manutenção;

Resumindo, hoje em dia, em se tratando de saber como gerar energia solar caseira, tudo está mais fácil. Desse modo, basta que você procure por empresas do ramo, defina um projeto e mãos a obra!

Espero que este conteúdo lhe tenha sido útil e já que você tem interesse em saber mais sobre como criar um planeta sustentavel, leia outras matérias no Menos Carbono e ajude a criar um mundo melhor.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?