O que é o desenvolvimento sustentável? Entenda aqui como aplicar no dia a dia!

Imagem de um globo verde que representa o desenvolvimento sustentavel

Chegou aqui tentando saber o que é desenvolvimento sustentável? Siga lendo o post e veja informações sobre ações de sustentabilidade e crescimento econômico.

Mas o que é desenvolver a produção de forma sustentável? A princípio, saiba que não se trata de modismo. A questão é que estamos diante de uma situação que coloca em risco todo o planeta.

Significa, então, que se não pensarmos em questões acerca do assunto, as consequências podem ser graves e sem volta!

Então, é preciso entender quais ações englobam o termo. A seguir, falaremos mais sobre o assunto e se considerar este artigo relevante, divida com seus amigos.

O que é o desenvolvimento sustentável?

A definição mais comum para desenvolvimento sustentável está relacionado a capacidade de atender as necessidades da nossa geração, sem comprometer o futuro das gerações que virão. Essa forma de desenvolvimento não acaba com os recursos e sua definição foi utilizada pela primeira vez em 1987, pela diplomata e médica Gro Harlem Brundtland, também ex-primeira-ministra da Noruega,

Sintetizando a respostas dessa questão, ela é a forma de desenvolver o planeta que é capaz de aliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Sendo assim, as ações contidas aqui visam a redução do uso irracional dos recursos naturais e do impacto ambiental, gerados pela ação humana. Tudo isso, buscando sensibilizar a sociedade.

De acordo com especialistas, é preciso fazer com que a sociedade, entenda que o crescimento sustentável não visa o fim do crescimento. O que se deseja, então, é promover a ligação entre meio ambiente, economia e sociedade.

Em tese, estamos falando sobre usar os vários segmentos da sociedade para promover o crescimento protegendo o meio ambiente.

Logo, o conceito de desenvolvimento sustentável possui relação com a importância de pelo menos três princípios:

  • Sociais
  • Ambientais
  • Econômicos

Atingir esse objetivo significa, então, sustentar a três questões importantes:

  • Redução da desigualdade social;
  • Preservação ambiental;
  • Crescimento econômico com responsabilidade;

Se ainda quiser saber mais sobre desenvolvimento sustentável, veja o video abaixo do canal Descomplica, feito pelo professor de Geografia Maurício Martins, que é bastante completo sobre o tema.

Como alcançar o desenvolvimento sustentável?

Mas como manter o crescimento econômico sem degradar o meio ambiente? Isso é possível?

Sim! É possível e vários países já demonstram sua experiência com bastante sucesso e posso citar a Suíça, Suécia, Noruega, Costa Rica e outros. A priori, existem algumas ações que são usadas, por exemplo:

1.   Usar transportes não poluentes

Por certo, a primeira coisa que lhe vem em mente é sair por aí pedalando uma bicicleta. Sim, a bicicleta é um transporte que não polui e possui ótimo custo-benefício. No entanto, existem outros transportes que reduzem a emissão de carbono, como os carros elétricos e até as patinetes. São exemplos que transportes que não emitem gases.

Contudo, a ação vai muito além. Por exemplo, passar a usar transporte público também é uma tática relacionada à proteção do meio ambiente.

Já imaginou quanto de poluentes deixaríamos de emitir na atmosfera se usássemos mais o transporte público? Então, reflita sobre como o ser humano polui, saindo cada um com seu caro, todos os dias!

2.   Reutilizar recursos ambientais (reciclagem)

O aumento rápido de pessoas no planeta e o consumo excessivo de produtos contribui para vários problemas ambientais.

Além disso, a gestão incorreta de resíduos é fator crucial na degradação do meio ambiente.

Desse modo, temos no processo de reciclagem uma ferramenta poderosa em defesa do meio ambiente e da vida em geral.

3. Produzir e usar energias renováveis

Não é possível falar sobre o que é crescimento sustentável sem citar as fontes de energias renováveis. Energia renovável é todo recurso natural considerado inesgotável como:

  • Luz do sol (energia solar);
  • Vento (energia eólica);
  • Água (energia hídrica);

Dentre os benefícios das energias renováveis, posso citar, a princípio, a redução de resíduos. Além disso, sua produção não envolver emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa.

Outra vantagem aqui é usa-se menos matéria-prima no processo, ou seja, afetamos menos a natureza. Se comparamos, por exemplo, às usinas de carvão, deixaríamos de degradar com a mineração.

Por fim, produzir e usar energia renovável contribui com a geração de empregos. Considerando os índices de dessem prego no Brasil, esse é um dos benefícios mais apelativos. Isso porque, as energias renováveis podem ser produzidas em praticamente qualquer região.

Por exemplo, em regiões secas em que não é possível desenvolver agricultura, pode-se gerar emprego com a produção de energia solar ou até eólica.

Além disso, é um tipo de atividade que exige muito mais o uso de mão de obra humana, o que empregaria boa parte dos trabalhadores sem alto nível de especialização.

4.   Controlar a exploração dos recursos minerais

A mineração é, sem dúvida, uma atividade essencial à geração de riqueza. Dentre outras coisas, é a partir dela que obtemos os recursos de tecnologia.

No entanto, a exploração desses recursos, nem sempre ocorre de maneira responsável. Com isso, temos uma degradação grave do meio ambiente.

Exemplos bem conhecido de desastre ecológico grave provocado por mineração são os casos das barragens de Brumadinho e Mariana. Mas saiba que é possível reduzir os danos na ação dessa atividade. Sendo assim, vejamos algumas ações:

  • Racionar o uso de água e também reabilitar áreas degradadas;
  • Reduzir a quantidade de resíduos gerados e fazer o descarte de forma adequada;
  • Eliminação ou redução do uso de barragens;
  • Trabalhar com protocolos de segurança mais eficientes e modernos;
  • Por fim, o uso de tecnologia para monitorar a fim de identificar possíveis falhas;

5.   Reflorestar

Por fim, a ação de reflorestamento retira CO2 da atmosfera, reduzindo a intensidade do que chamamos efeito estufa. Em tese, reflorestar é plantar em áreas onde havia vegetação, mas que fora destruída pela ação do homem.

Pode parecer uma tarefa sem muita importância, mas recuperar biomas é algo importante para a preservação do planeta. Hidrelétricas, construtoras, agricultura, mineração, etc. Praticamente tudo o que promover crescimento econômico, degrada a natureza. Com isso, se faz necessário recuperar estas áreas.

Vejamos, então, alguns dos principais benefícios do reflorestamento:

  • Reflorestar reduz os níveis de CO2 na atmosfera, além disso, aumenta a qualidade do solo, o que evita erosão;
  • Provoca diminuição do escoamento artificial e também da desregulação climática;
  • Ajuda a conservar a biodiversidade reduz a poluição;

Como aplicar desenvolvimento sustentável no dia a dia?

Para aplicar o desenvolvimento sustentável no dia a dia, precisamos pensar sempre em todas as nossas ações e como podemos ajudar na preservação ambiental. Veja exemplos práticos de ações sustentáveis:

  • Fechar a torneira na hora de escovar os dentes e enquanto ensaboa a louça;
  • Tirar eletrodomésticos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados;
  • Deixar as luzes apagadas enquanto houver luz natural ou se ninguém estiver no comodo;
  • Utilize sacolas reutilizaveis ao invés das tradicionais sacolas de plástico;
  • Utilize uma sacola sustentável para carregar as suas compras;
  • Utilize mais os transportes coletivos ou combine caronas com seus amigos;
  • Separe o lixo e destine seu descarte em locais adequados;
  • Leve seu próprio copo para o trabalho ao invés de utilizar copos de plástico;

Estas são apenas algumas das ações que podemos usar na proteção do meio ambiente durante o crescimento econômico. Entendeu o que é desenvolvimento sustentável e ao que se propõe? Então compartilhe estas informações com seus amigos.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Interessado em créditos de carbono, mercado ESG e como criar um planeta mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que significa sustentabilidade? Entenda! Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?