Energia geotérmica: o que é e como funciona essa fonte de energia
Quer saber mais sobre energia geotérmica? Então você chegou ao local certo. Na matéria de hoje vamos explicar o que é essa fonte de energia, como funciona, como obter, suas vantagens e desvantagens.
Ainda uma fonte de energia pouco utilizada, a geotérmica vem ganhando cada vez mais espaço junto a discussão de sustentabilidade, já que é uma boa alteranativa para os combustíveis fósseis.
Índice
O que é energia geotérmica?
A energia geotérmica é aquela obtida através do calor de dentro da Terra. O magma, que você pode ver sendo expelido durante erupções vulcânicas como a recente em Toga, pode alcançar 6 mil graus celsius, e esta alta temperatura é perfeita para produzir água quente que se transforará em energia.
Por essa necessidade de água aquecida pelo calor do centro da Terra, regiões próximas a vulcões são locais propícios para a geração deste tipo de energia.
Como ela é gerada?
Este tipo de energia é gerada por usinas geotérmicas que transformam o vapor em alimento para os geradores produzirem a energia elétrica.
Também, é possível obter energia geotermica ao intejar água no subsolo que depois será aquecida pelo calor da Terra e saíra quente e pronta para movimentar as turbinas e gerar energia.
Quais são as vantagens e desvantagens
Confira abaixo como funciona a energia geotérmica e suas vantagens e desvantagens.
Vantagens
Essa fonte de energia tem muitas vantagens que a transformam em uma boa fonte de energia limpa:
- É renovável – por ser originada do calor interno de nosso planeta, é provável que sempre tenhamos este tipo de energia até o dia em que a Terra esfriar;
- Não queima combustíveis;
- Não é afetada pelo clima;
- Não contribui para o aquecimento global;
- Não polui o solo e a água.
Desvantagens
Veja alguns pontos negativos da energia geotérmica:
- Liberação de gás sulfídrico – este gás não é um poluente atmosférico, mas tem um forte odor e é corrosivo. Isso torna a área ao redor da usina perigosa para pessoas.
- Alto índice de poluição sonora e aquecimento local.
- Alto custo de instalação
- Não é possível instalar em qualquer lugar.
- Possíveis terremotos.
- Poluição de rios.
- Afundamento do terreno.
Onde a energia geotérmica é usada
Existem muitos países que já usam a energia geotérmica, como Estados Unidos, Islândia, Canadá, Filipinas e outros. Este tipo de exploração é mais propício em regiões de transição entre placas tectônicas.
Mesmo que a produção ainda seja mínima, já existem 25 países no mundo que utilizam a energia geotérmica. Para dar um exemplo deste potencial, vamos citar os Estados Unidos, onde já se produz energia o suficiente para abastecer 1 milhão de casas.
No Brasil temos pouco potencial para produzir energia geotérmica, mas as cidades de Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO) são dois exemplos de locais com pontencia para gerar esse tipo de energia por aqui.
Porque a energia geotérmica não é tão utilizada?
Um dos maiores empecilhos atualmente é a questão financeira. Os custos de instalação são altíssimos, embora possam ser recuperados em alguns anos.
Por isso, há poucas empresas dispostas a investir na tecnologia necessária para a instalação de usinas geotérmicas.
Sabemos que o dinheiro é algo que move o mundo, então, enquanto não estiver bem claro que a energia geotérmica trará muitos benefícios, não veremos grandes investimentos.
Porém, não é algo para nos deixar desanimados, pois o mundo está mudando, e as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de preservar recursos e poluir menos. Assim, temas como energia geotérmica ganharão cada vez mais espaço.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a energia geotérmica? Se ainda tiver dúvidas sobre ela é só deixar um comentário que teremos prazer em responder.